ASSIM CAMINHA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE


Cada vez que tenho contato com uma nova realidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) lembro o quanto essa equipe de Rio Negro, Mato Grosso do Sul, era avançada no fazer e no saber em APS. Foram três anos intensos, retratados cotidianamente no blog Cuidado Saúde eCidadania em textos, fotos, vídeos e áudio. 
Uma equipe que foi, não apenas profissional, mas de onde saíram amigos de toda vida.
Toda vez que alguém diz que o Sistema Único de Saúde (SUS) não dá certo, digo: qual não dá certo, o meu dá. E essa é a realidade. Apesar de todas as dificuldades, apesar de tanta gente mal intencionada e/ou incompetente, sempre é possível fazer o SUS dar certo. A equipe de Rio Negro fazia e, para quem usar a desculpa de que éramos especiais para justificar não fazer, quero já desmistificar, não tínhamos nada de especial, construíamos todos os dias nossas possibilidades, driblando as dificuldades, procurando outros caminhos e desviando das conveniências meramente políticas.
Isso pode ser feito em todo lugar? Pode, mas depende de você.
Por essas lembranças postou aqui no Rua Balsa das 10 este vídeo realizado em 2008. Ele condensa 12 meses de trabalhos intensos e felizes (quase sempre).




                                                                                         [Ernande Valentin do Prado publica na Rua Balsa das 10 às 6tas-feiras]

Comentários

As mais vistas