Cartaz bonito (ernande do prado)

CARTAZ BONITO
Ernande Valentin do Prado
Em 2007, na cidade de Rio Negro, Mato Grosso do Sul, no âmbito da Equipe de Saúde da Família da área urbana, desenvolvemos um programa de acompanhamento de pessoas com sobrepeso. A intenção era evitar a ideia de que as pessoas são gordas e deveriam perder peso para se sentir bonitas. A preocupação estética não era nossa preocupação. Queríamos trabalhar com a percepção de cada um a respeito de seu peso e seu desejo de perder ou manter o peso.
O grupo constituído era basicamente de autoajuda, como descrito no blog Cuidado Saúde e CidadaniaUma vez por mês nos reuníamos no Centro de Saúde e conversávamos sobre como era difícil perder peso e as mulheres (nunca apareceu um homem) conversavam sobre suas dificuldades, desejos, alimentação, tentação e persistência. Os profissionais falavam (na conversa sem tom professoral ou prescritivo) sobre como perder peso sem fazer dietas.
No final pesava-se e media as mulheres e pactuava-se quanto de peso perderiam até o próximo encontro.
Para divulgar o grupo, na época, fizemos estes cartazes a partir de fotos de obras do artista plástico Colombiano Fernando Botero.

















[Ernande Valentin do Prado publica na Rua Balsa das 10 às 6tas-feiras]

Comentários

As mais vistas