Série SUS - História e Making off



Vídeo Série SUS - Você já ouvi falar bem do SUS?

A ideia já era antiga. Mas as pessoas certas foram aparecendo, a vontade de escrever, as parcerias, as amizades. Inspirada pelos vídeos da RSA Animate comecei a imaginar vídeos que discutissem o nosso SUS. Vontade de espalhar a ideia e abrir uma discussão mais amadurecida, cansada de sempre ouvir sobre as filas nos hospitais, e quase nunca sobre as coisas boas. Apesar do sonho quando começamos a fazer o roteiro e fazer a história sair do papel, começamos a sentir os percalços do trabalho. A conversa começou dentro do hospital quando o editor/produtor e também idealizador estava doente e descobri enquanto cuidava dele que ele fazia os comerciais e a produção na Televisão de Manaus enquanto estudava na faculdade. Começamos a pensar sobre o projeto e amadurecer a ideia no roteiro, em algo que fosse possível desenhar.

Trabalhando no frio. Foto: Fernanda Rosa

Também tentamos contactar alguns desenhistas, mas percebemos que ia acabar demorando muito, cheios de respostas vagas então usamos nossas próprias habilidades de desenho. O roteiro passou por várias alterações, primeiro a ideia era fazer um vídeo mais longo, mas com a pressa da humanidade atual decidimos fazer uma série de vídeos curtos, corta aqui, arruma ali, muda o texto. Isso com o apoio do Ernande e da Maria Amélia (também balseiros!). 

Depois veio a fase de construir as storylines, ir atrás de um espaço para desenhar, gravar o aúdio e muito, mas muito aprendizado. A storyline foi divertida: como desenhar "bom" ou "ruim"? Como se desenha um princípio? Como desenhar uma lei? A difícil tradução das palavras em desenhos. Também vieram outros questionamentos como: qual caneta fica melhor? Qual é a melhor sala? Iluminação? Didática? Como se posicionar para desenhar? Como distribuir no quadro? Como editar? Como improvisar um tripé? Como fazer a câmera deslizar suavamente em frente ao quadro? Reflexo no quadro, como fazer? - essas são só algumas das dúvidas...

Making off. Foto: Fernanda Rosa
Depois alguns erros de sequência, regravações, caminhos e percursos. Mas com muita alegria de ver o projeto ganhando forma. E com a expectativa dos desdobramentos. E claro já com as críticas que vieram antes de lançar o projeto. Críticas partidárias e políticas, quando na verdade o SUS não é de nenhum partido, é de todos os brasileiros. Mas claro, quem sabe pensarmos em uma discussão mais aprofundada e madura do SUS.

Making off do terceiro vídeo - Princípios do SUS

Desenhar por 7 horas seguidas em um quadro branco sem entrar no enquadramento da câmera foi pessoalmente bem desafiador. Aliás, sempre gostei de desenhar, mas tive poucas aulas de desenho, apesar de adorar fazer caricaturas dos meus colegas e professores no colégio, o processo foi lento, cansativo, mas também divertido. Por trás desses quatro minutos de vídeo tem muita história, dificuldades, desafios e alegrias. Obrigada a todos que ajudaram!

Datas dos próximos vídeos:
-  23/06/2015 - Porque o SUS hoje é assim?
- 07/07/2015 - Princípios do SUS

Vamos trabalhar Fernanda! Foto: Nigel Lima
Chimarrão para as horas cansativas de filmagem. Foto: Fernanda Rosa

 Equipe

Mayara Floss - Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Nigel Lima - Universidade Federal do Maranhão - UFM
Fernanda Rosa - Universidade de Passo Fundo - UPF
Ernande Valentim do Prado - Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Maria Amélia Mano - Grupo Hospitalar Conceição - GHC
Rafael Mota - Universidade Federal da Bahia - UFBA
Augusto Carvalho - Universidade Federal de Campina Grande - UFCG


Voam abraços,
Mayara Floss

Comentários

As mais vistas