Uma inspiração [Vera Joana Bornstein]





Uma inspiração

Siuna, município da região mineira no Atlântico Norte da Nicarágua. Clima tropical úmido.  População de 64.902 segundo o censo de 2005. Acesso por estrada de terra ou por avioneta com capacidade de 12 passageiros, que pousa em aeroporto com pista de terra. Lugar bem isolado, no centro da Nicarágua, situada entre montanhas. Na década de 1980 foi palco de invasões da chamada “contra-revolução” na busca pela derrubada o governo Sandinista.

Dois jovens médicos brasileiros vão para esta região para onde era difícil designar médicos. Sem dúvidas esta experiência numa zona de guerra tão isolada da Nicarágua é inesquecível. Quantas situações inimagináveis aconteceram?

Depois de trinta anos, volto com meu amigo médico, para encontrar com alguns dos protagonistas destas situações e uma das histórias é especialmente emocionante.

Um menino de 7 dias perde os pais num ataque da “contra-revolução” a uma zona rural. O menino também é ferido e levado por uma freira a este médico que cuida de suas feridas e se afeta. A freira resolve criá-lo assim como a outro menino órfão. Localizá-los novamente foi uma epopeia. Hoje vivem numa antiga cooperativa rural, há 17 quilômetros de Siuna. Chegamos e enquanto abraçamos a freira, um rapaz nos observa. Era Gollito, aquele menino que havia ficado órfão aos 7 anos. Passeamos com ele e com sua filha de dois anos. Ficamos sabendo que é professor de uma escolinha rural para onde caminha diariamente duas horas de ida e duas de volta, passando por um rio que atravessa à pé, passando a correnteza e aproximadamente meio metro de água. O tempo é curto, mas os espaços vazios de dentes na boca denunciam a pobreza desta pessoa tão meiga.

A freira tem filhos, netas e noras. Situação inusitada, neste país onde tantas coisas inusitadas aconteceram... 



[Vera Joana, educadora popular, foi convidada a publicar no Rua Balsa das 10. Se quiser ver seu texto publicado envie-o pelo e-mail a ruabalsa10@gmail.com que iremos avaliar com carinho]


__._,_.___

[


Comentários

As mais vistas