A Paz [eymard Vasconcelos]





A PAZ
Somos seres divididos. Em nós pulsam interesses, vontades, impulsos e valores contraditórios entre si. Se estamos bem em uma dimensão, outras latejam falta, muitas vezes menosprezando conquistas. Pressões e cobranças externas instigam a inquietação interna. Assim, somos marcados pela tensão e insatisfação. Elas nos movem e nos desacomodam. Mas, também deixam nossa mente absorvida em ouvir e conciliar tantas demandas diferentes. Ficamos menos sensíveis para as brisas, emoções e solicitações do que está em torno. Para outras intuições, percepções e afetos querendo expandir em nossas mentes.
A divisão e tensão interna abafam a abertura ao que está fora de sua dinâmica de conflito.
Experimentamos, no entanto, momentos de paz. Momentos em que as várias dimensões de nosso ser se harmonizam entre si. Algo mais forte as integra. Sentimos unidade. A vida parece fluir. Feridas interiores saram. Ressentimentos e raivas se dissolvem. O perdão, para consigo e outros, vem. Aumenta a capacidade de amar. 
Não entendemos bem como a paz chega. Sabemos de algumas atitudes que ajudam sua vinda. De algumas pessoas que costumam trazê-la. De alguns ensinamentos que a favorecem. Mas ela está além da plena compreensão. Na paz que buscamos, esperamos e acolhemos existem muitos elementos fora do que é logicamente ponderado.
Há períodos na vida em que esses momentos de paz não são mais apenas momentos. Perduram. Tempo de sensibilidade e gestos densos. Períodos de vida mais plena, solidária e irradiante.
A experiência da paz, que irradia, harmoniza e transforma ao redor, é um guia para orientar o caminho para o viver. Essa experiência é mais orientadora do que teorias sobre o viver aprendidas com árduos estudos e debates. Ela revela o que harmoniza as várias dimensões contraditórias do nosso ser. Revela o nosso lar. Onde podemos descansar.
Paz: busca e caminho.
Texto elaborado por Eymard a partir de reflexão de Laurence Freeman, da Comunidade Mundial de Meditação Cristã (fonte: http://www.wccm.org.br/ ), com a finalidade de torná-la mais adequada à sua própria jornada de aprendizagem.

Comentários

As mais vistas